No dia 7 de outubro celebramos Nossa Senhora do Rosário. A Virgem Maria apareceu para São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, e entregou-lhe um rosário. Nossa Senhora apresentou o rosário como “a principal peça de combate”. 

O rosário é um instrumento de fé, indicado a nós pela própria Virgem, quando apareceu em Fátima para as crianças e disse-lhes que rezassem também. Até hoje o rosário é utilizado em momentos de incerteza. A intercessão de Nossa Senhora cobre seus devotos de calma e confiança nos desígnios de Deus. 

Na ação #EvangelizarEmCasa de outubro, passaremos 50 dias em oração, oferecendo 50 rosas para Maria. Acompanhe a oração especial criada pelo Padre Reginaldo Manzotti para esse momento no Programa Experiência de Deus, às 10h, na Santa Missa, às 12h e no Terço de Jesus das Santas Chagas, às 15h. 


Deixe aqui seu pedido de oração pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário. 

No início do século Xlll, São Domingos recebeu de Nossa Senhora o pedido para que rezasse o rosário e, assim, converteu muitos. Muitas outras vezes na história, quando a devoção perdia sua força, Maria aparecia para relembrar o poder do rosário. 

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando os cristãos venceram a batalha naval de Lepanto após confiar no poder do rosário. A Virgem apareceu depois para as crianças, em Fátima, e se apresentou como a Senhora do Rosário, pedindo para que todos fizessem sua oração. 


Os monges anacoretas (monges que viviam isolados) utilizavam de pedras para contar o número de orações que faziam e vem daí a origem do rosário. Em conventos na Idade Média, os irmãos que não falavam latim foram instruídos a rezar o Pai-Nosso e contá-los por meio de grãos enfiados em um barbante. Em seguida, substituíram o Pai-Nosso pela Ave-Maria. Cada oração é uma rosa oferecida a Nossa Senhora. Ao rezar um rosário completo, oferecemos um buquê de 200 rosas à Santa Mãe. 

O rosário é dividido em 4 mistérios: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Às segundas-feiras e sábados, rezamos os mistérios Gozosos, que narram as passagens da Bíblia desde a Anunciação do Anjo Gabriel até quando Jesus perdeu-Se no templo. Às quintas-feiras, rezamos os mistérios Luminosos, escritos pelo papa São João Paulo II, que nos contam da vida pública de Jesus. 

Às terças e sextas-feiras, é a vez dos mistérios Dolorosos, com momentos de sofrimento de Jesus até o Calvário. Já nas quartas-feiras e domingos, rezamos os mistérios Gloriosos, que incluem a Ressureição de Jesus e a coroação de Maria. 


Reze conosco a oração preparada especialmente pelo Padre para este mês:


Nossa Senhora, auxílio dos cristãos. 

Que a exemplo do Teu sim 

busquemos uma maior intimidade com Deus. 

Dai-nos a graça de que, 

a cada oração da Ave-Maria do Santo Rosário 

possamos estar mais unidos a Jesus Cristo 

pelos mistérios de Sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição. 

Intercedei por nós Mãe, e apresentai ao Teu Filho, 

o Senhor das Santas Chagas, 

nossas necessidades de trabalho, saúde, segurança e justiça. 

Pede a Ele Mãe, que nos abrigue em Suas Santas Chagas e 

nos livre da pandemia e de todos os males. 

Virgem Maria, nutre nossas almas de esperança e confiança. 

Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. 

Nossa Senhora do Rosário, abençoai nossas famílias. 

Nossa Senhora do Rosário, consolai os doentes. 

Nossa Senhora do Rosário, conduzi nossos passos para a santidade. Amém. 

 

(Ave-Maria...)


________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________