Associação Evangelizar É Preciso contra o coronavírus

Desde o início da pandemia, tomamos diversas medidas de prevenção ao coronavírus na Associação Evangelizar É Preciso. Entre elas: implementamos home office para muitos colaboradores, distribuímos equipamentos de proteção, modificamos a programação da TV Evangelizar e das Rádios Evangelizar para informar diariamente sobre a situação da doença no Brasil e fizemos 40 dias em Oração com Padre Reginaldo Manzotti, de 19/3 a 27/4.

Nosso setor de Responsabilidade Social presta assistência à comunidade e instituições carentes e, durante a pandemia, tem realizado ações de auxílio e prevenção da doença para a população e hospitais. Clique aqui e acesse a playlist com os vídeos de cobertura das ações desenvolvidas.

Iniciamos em maio Um Mês com Nossa Senhora, pedindo à nossa Mãe Santíssima que nos oriente e nos ajude a perseverar neste momento de tantas incertezas, assim como fez com os Apóstolos no cenáculo.


O vírus

O coronavírus continua a se espalhar pelo Brasil e é preciso que a gente tome muito cuidado para não sobrecarregar o sistema de saúde.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. O novo nome é retirado das palavras “corona”, “vírus” e “doença”, com 2019 representando o ano em que surgiu (o surto foi relatado à OMS em 31 de dezembro). Por isso, a doença é chamada de COVID-19.

O período médio de encubação, que corresponde ao tempo entre a pessoa entrar em contato com o vírus até apresentar sintomas, pode ser de 5 a 14 dias.

Para evitar contrair o coronavírus e evitar que a COVID-19 se espalhe ainda mais, é importante entender que ele é transmitido pelo contato com secreções de pessoas infectadas, como gotículas de saliva ou catarro expelidos ao espirrar e tossir.


Agora, confira algumas orientações importantes para se prevenir:

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.


Não toque os olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos de maneira correta.


Lave as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Lembre-se de limpar bem embaixo das unhas. Caso isso não seja possível, use o álcool em gel. Veja aqui como higienizar as mãos de maneira correta.


Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.


Ao sentir qualquer um dos sintomas da COVID-19, isole-se em casa e use máscara sempre que precisar sair do seu quarto.


Evite compartilhar toalhas de rosto, mesmo que com outras pessoas da casa, e troque-as frequentemente.


Evite sair de casa, principalmente para locais com aglomeração de pessoas.


Se precisar sair, use máscara para reduzir o risco de transmissão do vírus. E, ao voltar para casa, tire os sapatos antes de entrar, coloque a roupa para lavar e tome banho.


Higienize embalagens com água e sabão ou álcool em gel antes de guardá-las em sua casa.


O celular hoje em dia é indispensável, por isso, um dos objetos mais sujos. Para limpá-lo direito, tire a capa, desligue o celular e, se possível, tire a bateria. Depois, passe um pano levemente umedecido com água morna e um pouco de sabão e seque com papel toalha. Tome cuidado para não molhar as entradas de carregador, fone, entre outras. Para limpar a capa de plástico, use água sanitária diluída em água; se for de borracha, silicone ou couro, use detergente neutro com água.


O uso da água sanitária se mostrou eficiente na eliminação do vírus, assim como o sabão e o álcool 70%, e é uma ótima opção para limpeza da casa. Para usar de maneira segura, dilua 25 ml em 1 litro de água.


As informações acrescentadas acima, foram retiradas do site do Ministério da Saúde.

Febre

Tosse seca

Dificuldade para respirar

Insuficiência renal, em casos mais graves

Há um aplicativo do SUS com explicações sobre o vírus e sobre o que fazer se achar que foi infectado. A recomendação é de não ir ao hospital. Primeiro, deve ser feita a avaliação e o responsável indicará se deve ir ao hospital ou não. O aplicativo se chama Coronavírus – SUS e pode ser baixado para Android ou iOS.

O Governo Federal tem um site com informações e, nele, você pode iniciar um chat com o pessoal do SUS para tirar dúvidas.

Assim que surgirem os sintomas, procure ajuda médica para confirmar o diagnóstico. O tratamento para os casos mais leves consiste em bastante repouso, ingestão de líquidos, banho quente (que auxilia no alívio de dor de garganta e tosse) e uso de umidificador de ar.

A TV Evangelizar tem produzido boletins informativos diariamente e outras matérias do bem para compartilhar também a esperança e a fé nestes tempos difíceis.

Os governos estaduais desenvolveram sites voltados para informar aos cidadãos sobre a evolução da doença, sintomas, prevenção e tratamento.

Governo Federal Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA Governo do Acre Governo de Alagoas Governo do Amapá Governo do Amazonas Governo da Bahia Governo do Ceará Governo do Distrito Federal
Governo do Espírito Santo Governo de Goiás Governo do Maranhão Governo do Mato Grosso Governo do Mato Grosso do Sul Governo de Minas Gerais Governo do Pará Governo da Paraíba Governo do Paraná Governo de Pernambuco
Governo do Piauí Governo do Rio Grande do Norte Governo do Rio Grande do Sul Governo do Rio de Janeiro Governo de Rondônia Governo de Roraima Governo de Santa Catarina Governo de São Paulo Governo de Sergipe Governo de Tocantins

________________________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________________________